ENCurta Fome 2025

Festival de Curtas

sobre a Fome

Esse projeto bienal é uma realização OSCIP (Organização da Sociedade Cívil de Interesse Público), Instituto Entenda, localizado na cidade de Taubaté, Estado de São Paulo, Rua Coronel Marcondes de Mattos, 26 – CEP 12010-100, CNPJ nº 19.170.283/0001-48.

“A fome não é uma questão de falta de comida, mas de falta de justiça.”
José Saramago

A frase do escritor português José Saramago, Nobel de Literatura, ecoa como uma profunda reflexão sobre a desigualdade social e os sistemas econômicos que perpetuam a fome no mundo. No Brasil o percursor da fome foi o sociólogo Hebert José de Sousa, mais conhecido como Betinho, simbolizando a FOME ZERO. Em um contexto onde milhões de pessoas enfrentam a escassez de alimentos, a questão da fome vai muito além da simples carência material. Ela está intimamente ligada a desigualdades históricas, políticas públicas ineficazes e uma distribuição de recursos profundamente injusta.

No Brasil, um país com vastas terras agricultáveis e uma das maiores produções de alimentos do mundo, a fome ainda é uma realidade. A discrepância entre a abundância e a necessidade é um paradoxo que exige reflexão e ação urgente.

Neste cenário complexo e desolador, surge o Festival ENcurta FOME, uma plataforma que propõe provocar, sensibilizar e engajar o público para a discussão e solução de um dos maiores desafios do nosso tempo, através da difusão do conhecimento. O festival, que acontece na cidade de Cunha, estação climática do interior de São Paulo, será um ponto de encontro para cineastas, profissionais do audiovisual, ativistas sociais, acadêmicos e o público em geral, com o objetivo de explorar as diferentes facetas da fome através da arte do curta-metragem e do diálogo construtivo.