PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL ENcurta FOME” 2025
Primeira edição do festival independente de curtas-metragens acontece, de 17 a 19 de outubro, em Cunha. Município fica a 230 Km da capital paulista.
A comissão organizadora da 1ª edição do Festival ENcurta FOME divulga a programação completa do evento que marca a premiação dos curtas-metragens inscritos.
As atividades acontecem no final de semana de 17 a 19 de outubro no Espaço Cultural Elias José Abdalla, em Cunha (SP) município do interior do estado que, fica a 230 Km de distância da capital paulista. O momento celebra a arte, o cinema e acima de tudo promove debates e conscientização sobre a Fome que está presente, atualmente, em todo o mundo.
O mês de outubro foi escolhido estrategicamente para culminância do Festival ENcurta FOME. No dia 16 de outubro, a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) estabeleceu e celebra o “Dia Mundial da Alimentação”, data que propõe reflexão sobre a segurança alimentar e nutricional e o combate à fome no mundo. Já no dia 17 de setembro, data que marca o início do evento do Festival ENcurta FOME, é comemorado o Dia da Agricultura que além de ser uma das atividades mais antigas da humanidade é essencial para a subsistência e manutenção da economia.
Obs: A programação está sujeita a alterações e ajustes conforme disponibilidade dos participantes e condições logísticas. O cronograma poderá ser alterado em caso de necessidade técnica ou organizacional, sem prejuízo à qualidade do evento. Eventuais alterações na programação serão comunicadas previamente pelos canais oficiais do evento.
Se o camponês não vai pra roça, “nóis não armorça”.
Se o camponês não planta, “nóis não janta.”
Confira a Programação:
Sexta-Feira (17)
19h – Abertura Oficial com o mestre de cerimônia, jornalista Cláudio Nicolini.
Premiação. Os responsáveis pelas obras selecionadas e finalistas do Festival ENcurta FOME receberão o troféu “Carolina Maria de Jesus” entregue pelo Padre Júlio Lancellotti. Momento de celebrar os vencedores e reconhecer o talento e a dedicação dos participantes.
19h15 – Participação online de Jorge Meza, representante da FAO no Brasil.
19h30 – Participação online de João Paulo Capobianco, Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente.
19h45 – Exibição do curta-metragem, de Tom Laterza, “O que nos Espera” sobre a atuação do Padre Júlio Lancellotti no trabalho com a população vulnerável nas ruas de São Paulo/SP.
20h00 – BATE PAPO “TENHA FÉ ESPERANÇA E CORAGEM” com padre Julio lancellotti e Gilmar Mauro (agricultor e membro da coordenação nacional do MST).
21h00 – Exibição das todas as obras premiadas.
Sábado (18)
9h às 10h30 – BATE PAPO “POLINIZAÇÃO SUSTENTÁVEL X POLÍTICA SUSTENTÁVEL” com Edilson de Paula Andrade, geólogo responsável pela criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas e Lídia Maria Ruv Carelli Barreto, bióloga PHD em Apicultura.
11h às 12h30h – BATE PAPO “COMIDA É PANC, GASTRONOMIA SOCIAL” com Edson Leite, assistente social e chefe empreendedor social de cozinhas periféricas e Marcos Roberto Furlan, doutor em agronomia: “Horticultura / Panc- Plantas alimentícias não convencionais”.
12h30 – Almoço.
14h às 15h30 – BATE PAPO “ARTE E INCLUSÃO SOCIAL” com Guilherme Peraro, produtor, roteirista e diretor de cinema e Marcelo Torres, diretor de produção. Participação do elenco do filme MARMITA, vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes: Lourenço Cândido dos Santos, Silas Pinheiro e Kawan Eduardo Petenassi.
16h às 17h30 – BATE PAPO “DA REALIDADE À TELA: HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM” com Paulo Lins, escritor e roteirista; Jeferson De, produtor de cinema; e Fernando Galrito (Portugal) diretor de cinema, criador e responsável por um dos maiores festivais de animação do mundo o Festival “MONSTRA”.
18h – Exibição de todas as obras pré- selecionadas.
Domingo (19)
Exibição de filmes curtas-metragens com a presença dos diretores.
9h30 – “Carolina” , diretor Jeferson D;
11h – “Marmita”, ganhador da Mostra de Cinema de Tiradentes/MG 2025, diretor Guilherme Peraro e elenco.
PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA EM 16/10/2025.
A Feira de Probutores e as exibições de obras programadas para acontecer no parque lavapés foram canceladas.
Motivo: devido às condições climáticas previstas, a programação sofreu alterações. A decisão foi tomada com base na segurança e no bem estar de todos participantes, colaboradores e convidados.
